Opinião: Ana Clara é a grande vencedora do BBB20

Ana Clara é a grande vencedora do BBB20
Ana Clara é a grande vencedora do BBB20. Foto: Reprodução/Instagram

Desde 2018, Ana Clara integra a equipe de bastidores do Big Brother Brasil. Terceira colocada na edição daquele ano, a carioca não arredou o pé da Globo desde que deixou o reality. E se deu muito bem, afinal, agora podemos afirmar com categoria que Ana Clara é a grande vencedora do BBB20. E a gente te explica o porquê.

Desde que saiu do BBB18, ela busca seu lugar na Globo. Em julho daquele ano, foi convocada para fazer parte do time de ex-participantes que cobrem as seletivas. Mandaram a ruiva para Rio Branco e Goiânia. Pois bem, de lá para cá, ela passou pelo Vídeo Show (num dos momentos mais dramáticos do vespertino), fez coberturas para o canal Multishow, The Voice e Criança Esperança. Uma repórter versátil.

Contudo, só nessa edição do reality a sister mostrou a que veio. Produziu um documentário com a história do BBB – orçamento baixo, proposta bacana, audiência razoável… Ponto positivo. Além disso, no chat com o eliminado, no Globoplay, conseguiu equilibrar bem a balança entre descontração, nervosismo dos eliminados e exigências do público.

Saia Justa

O Bate papo do Gshow é, por si só, uma saia justa. Quando um eliminado deixa a casa, como Ivy saiu com 74% dos votos, o público está ávido para saber a opinião do participante sobre tudo “de errado” que fez no jogo. Numa edição em que 100% dos confinados já foi “cancelada” pela internet, as expectativas só aumentam.

Contudo, a produção sabe muito bem que não é a hora de fazer polêmica – não ali. Quem saiu da casa acabou de lidar com um choque de realidade nada agradável: a rejeição do público. Obviamente que todos querem descobrir o que aconteceu, mas não ao vivo em frente a todos.

Aí entram os joguinhos que marcam o chat. Vídeos ilesos sobre o candidato, momentos engraçados, comentários amenos a respeito de outros integrantes. Por exemplo, a fiel pergunta “O que você gostou e o que não gostou a respeito de fulano?”. Uma conversa ‘tranquila’, como a ex-sister costuma dizer para acalmar seus convidados.

O chat vira, por alguns minutos, um game show. No entanto, conduzir a brincadeira e manter o tom ‘jornalístico’ da coisa não é tarefa fácil. O público realmente quer saber o que incomodou dentro da casa – não é pecado não gostar de algo, é humano. Nessas horas, não vale o clichê “eu sou só gratidão por estar aqui!”. Portanto, tirar tais informações fica a cargo da ruiva – tarefa árdua em alguns momentos.

Respeita minha história

Ana Clara é a grande vencedora do BBB20, também porque conseguiu imprimir sua identidade no jogo, o que deu muito certo. A ruiva sabe conversar com a Internet, não a toa é uma das maiores influencers do país, como mencionou o Portal IG em 2019. Esse diálogo com o público virtual, somada à experiência dentro da casa, carrega o sucesso do chat.

Infelizmente, seguir o ‘padrão Ana Clara’ não é fórmula dada. Então, fica um pouco difícil garimpar outros prodígios para o cargo. Fernanda Keulla se arriscou a comandar alguns dos chats da temporada, porém, não escondeu a insatisfação com sua performance. Num chat com Hadson, deixou a entrada ao vivo reclamando que tinha ‘passado pano’ para o ex-atleta e que ‘Ana Clara tinha que ter feito’ a entrevista. Ela não percebeu que ainda estava no ar e a informação caiu na Internet.

Sem um nome a vista para o programa, numa edição recheada de influencers, em que a própria Ana Clara fincou o pé na Globo, sua presença no BBB21 é esperada. A grande vitoriosa do jogo.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente