Após 42 anos, Silvio de Abreu deixa a Globo

Após 42 anos, Silvio de Abreu deixa a Globo
Foto Divulgação Globo

Após 42 anos, Silvio de Abreu deixa a Globo. Ele era diretor de Dramaturgia da emissora e atuava como autor desde 1978. A chefia de dramaturgia portanto passará para José Luiz Villmarim, o que indica novos rumos para o departamento: antes lideradas por um escritor, agora as novelas e séries terão à frente um diretor.

“Na Globo desde 1978 e à frente da dramaturgia desde 2014, Silvio de Abreu, cuja trajetória se confunde com a da história da televisão brasileira, informou à Globo que pretende deixar a empresa em março, ao final de seu contrato. Até lá, apoiará a transição”, informou a emissora.

Ao propósito, Villamarim é o homem por trás das câmeras de Amor de Mãe, novela das nove interrompida pela pandemia e que volta à grade com capítulos inéditos em março do ano que vem. Aliás, ele também tem no currículo obras elogiadas como O Canto da Sereia (2013), Amores Roubados (2014), Justiça (2016) e Onde Nascem os Fortes (2018), e dividiu a direção geral do fenômeno Avenida Brasil (2012) com Amora Mautner.

Após 42 anos, Silvio de Abreu deixa a Globo
Villamarim assume dramaturgia – Foto Divulgação Globo

Elogios

Carlos Henrique Schroder, diretor de criação e produção de conteúdo da emissora, destacou a passagem do autor. “Desde o convite para assumir a dramaturgia em 2014, Silvio foi sempre generoso. Entendeu a necessidade de um novo processo com os autores e trabalhou duramente em cada sinopse, cada capítulo, cada texto. Silvio foi um gigante.”

Veja Também: Stênio Garcia fala sobre demissão da Globo “Implicância”

Percebeu a necessidade de ampliar o grupo de autores e revelou duas dezenas de novos profissionais em séries e novelas. O obrigado ao Silvio é gigante, do tamanho do seu talento”, prosseguiu.

Silvio de Abreu estreou na Globo não como novelista, mas como ator. Ele então fez a novela A Próxima Atração (1970), na pele de Damasceno. Portanto, só passou a escrever roteiros em 1977, na Tupi, com uma adaptação do clássico romance Éramos Seis. Sendo assim, no ano seguinte, voltou para a Globo já com a função de autor e assinou Pecado Resgado.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente