Após transplante cardíaco, Faustão segue intubado na UTI

Faustão segue intubado na UTI do Hospital Albert Einstein, onde passou por um transplante de coração no domingo, 27 de agosto. De acordo com o cirurgião e o cardiologista que o acompanham, o apresentador responde da forma que se espera nesse tipo de procedimento.

Faustão segue intubado após transplante cardíaco
Foto: Reprodução/Globo

No fim da tarde desta segunda-feira, 28 de agosto, o hospital emitiu mais um comunicado. Nele, dá detalhes sobre o estado de saúde do jornalista de 73 anos. De acordo com o texto, o estado clínico é “estável” e o novo órgão responde “conforme o esperado”.

“O paciente Fausto Silva, submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão conforme o esperado para as primeiras 24 horas.”

Dessa forma, entende-se que é possível uma boa recuperação do apresentador e que seu retorno para casa deve ser breve. Contudo, é preciso destacar que o “breve” para uma cirurgia tão complexa como esta é em torno de três a quatro semanas. Por isso, a jornada da família ainda leva algum tempo.

TEMPO DE ESPERA

Faustão transplante de coração
Foto: Reprodução/Youtube

A rapidez na cirurgia de Fausto Silva gerou muita polêmica, afinal, o órgão chegou numa velocidade incomum, de acordo com a opinião pública. Não tardou para diversos órgãos e veículos de imprensa justificarem o que aconteceu. SUS, Ministério da Saúde e Central de Doação de Órgãos do Estado de São Paulo já se manifestaram.

Reportagem do “Fantástico” deste domingo, 27 de agosto, acompanhou todo o sistema de doação e quais os fatores que colocam um ou outro paciente na frente da fila. A compatibilidade do órgão é, obviamente, uma variante, além da possibilidade de sucesso da cirurgia e do estado de saúde atual de quem receberá o coração, no caso.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente