Frank Beard, baterista do ZZ Top por mais de cinco décadas, morreu na noite da última segunda (17), aos 77 anos, em Richmond, no Texas (EUA). A informação foi divulgada pelo perfil oficial da banda no Instagram. “Hoje, Elwood e eu perdemos um grande amigo e colaborador, e o mundo perdeu um dos bateristas mais naturalmente inovadores e um grande e verdadeiro filho do Texas. Sua batida característica foi fundamental para manter o ZZ no topo.” escreveu o colega e formador da banda Billy F Gibbons.
“Após a morte de Frank, o ZZ Top cancelou seus próximos shows em Salt Lake City e Colorado Springs. A banda retomará a atual turnê The Big One! neste fim de semana, com duas apresentações em Austin City Limits, um dos locais favoritos de Frank e em uma cidade que havia se tornado uma espécie de segunda casa para ele”, finalizou.
Apesar da morte de Beard, a atual turnê do ZZ Top segue prevista para passar pelo Brasil em novembro. O baterista já estava afastado das atividades do grupo por problemas de saúde, e John Douglas vinha ocupando seu lugar nas apresentações. A última dele com o grupo ocorreu em 2 de novembro de 2025, no Viejas Casino & Resort, em Alpine, Califórnia.
A banda tem três shows marcados no país: no dia 18 de novembro, na KTO Arena, em Porto Alegre; em 20 de novembro, no Igloo Super Hall, em Curitiba; e em 21 de novembro, no Suhai Music Hall, em São Paulo.

