Brasileiros são convidados para o Oscar 2021

Brasileiros são convidados para o Oscar
Brasileiros são convidados para o Oscar. Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (1), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou o convite de mais de 800 pessoas para o corpo de jurados da maior premiação do cinema mundial. Dessa forma, mais seis brasileiros são convidados para o Oscar 2021.

Obviamente, receber um convite desses para quem trabalha na indústria das artes cinematográficas é de uma honra e reconhecimento profissional tremendos. Entre os convocados estão produtores de Democracia em Vertigem, que concorreu ao Oscar de Melhor Documentário esse ano.

Veja a lista:
Cristina Amaral, montadora que trabalhou no documentário Um Filme de Verão;
Julia Bacha, também documentarista, integrante da equipe de Brudus;
Tiago Pavan, produtor de Democracia em Vertigem;
Mariana Oliva, coprodutora de Democracia em Vertigem;
O executivo Marcos Waltenberg;
Finalmente, o nome de Otto Guerra, como animador/diretor também aparece na lista.

Diversidade

A academia ainda vai anunciar as regras para a entrega da premiação, mas já confirmou que diversidade é uma temática importante para o evento do ano que vem. Aliás, esta vem sendo a pauta da premiação há anos. Mulheres, pessoas pretas, latinos, asiáticos e outras populações antes ignoradas pelo Oscar passaram a ganhar voz no evento.

“A academia de Artes e Ciências Cinematográficas estende convites para que se juntem à organização 819 artistas e executivos que se destacaram por suas contribuições para a produção de filmes. A turma de 2020 é composta por 45% de mulheres e 36% de etnias e raças de comunidades sub-representadas, e 49% estrangeiros de 68 países!”, explica comunicado divulgado junto com os mais de 800 nomes.

Sendo assim, no dia 22 de julho, deve ser divulgado o regulamento para os concorrentes. Dessa forma, começa a corrida pela estatueta mais desejada do cinema mundial. Aliás, brasileiros são convidados para o Oscar, mas nada garante que produções nacionais concorram. Afinal, o cinema nacional, assim como o de boa parte do mundo, está estacionado.

Uma questão importante a respeito da premiação em 2021 é a data. Ainda sem um dia definido, o evento deve acontecer depois do que o de costume. Afinal, os filmes selecionados devem demorar mais para serem definidos. Além disso, a academia já especulou a possibilidade de filmes lançados exclusivamente em serviços de streaming poderem concorrer. Todas essas notícias devem ser confirmadas ainda este mês.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente