Entenda a embolia gasosa que causou piora no quadro de Paulo Gustavo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Entenda a embolia gasosa que causou piora no quadro de Paulo Gustavo
Entenda a embolia gasosa que causou piora no quadro de Paulo Gustavo

Paulo Gustavo teve uma piora em seu quadro clínico causada por uma embolia gasosa. De acordo com um boletim médico emitido pela equipe do ator na segunda-feira (03), Paulo teve os sedativos reduzidos e interagiu bem com seu marido e com a equipe médica. Portanto, teve uma piora após uma embolia gasosa em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa que é uma abertura entre os pulmões e as veias.

Ao propósito, a embolia gasosa acontece quando bolhas de ar entram no sistema circulatório, impedindo o fluxo de sangue para algumas partes do corpo. Dessa forma, o sistema circulatório fica fechado. Isso impede o sangue de progredir e o tecido acaba morrendo. Assim, o dano é cada vez mais grave de acordo com o tecido que deixa de receber oxigênio.

O embolismo gasoso arterial pode causar lesão do sistema nervoso central com rápida perda de consciência, outras manifestações do sistema nervoso central, ou ambas, o que pode afetar outros órgãos.

Comunicado

Veja a seguir o comunicado emitido na segunda-feira (03) sobre o estado de saúde do ator:

“Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade.”

Entenda a embolia gasosa que causou piora no quadro de Paulo Gustavo

Internação

Paulo Gustavo está internado em um hospital de ponta carioca desde o dia 13 de março. Aliás, ele passa por um tratamento com ECMO, técnica de Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Ao propósito, ECMO funciona como pulmões e coração artificiais em pacientes que estão com os órgãos comprometidos e tem sido utilizado em casos graves de pacientes com Covid-19. No inicio de abril, Paulo então foi submetido a dois procedimentos: uma toracoscopia para correção de uma fístula bronco-pleural e uma pleuriscopia.

Diversos artistas tem pedido orações pelo ator. Tatá Werneck é, por exemplo, uma das pessoas que mais se manifesta em apoio ao amigo nas redes sociais. No começo de abril, veio então a público que a atriz envia áudios ao amigo todos os dias. Isso, para que ele possa escutar quando estiver de volta.

Fake news

Devido a piora do quadro clínico, algumas pessoas anunciaram a morte de Paulo que foi prontamente negada por Tatá. “A situação do Paulo é muito grave. Mas ele está vivo. Parem. Parem de querer ganhar likes em cima dele. Nesse momento ele está vivo. Deixem o Paulo em paz. Deixem meu amigo em paz!”

Ela continuou “A situação dele é grave. Mas mesmo assim é muito cruel darem uma notícia. Tirarem as chances e as esperanças. Paulo está vivo. Permanece lutando. Sabemos da dificuldade e da gravidade. Mas por favor não deem notícias para ganhar likes.”

Tatá ainda respondeu uma seguidora que dizia que o ator tinha comorbidades “Não! Paulo não tem comorbidades! Teve asma há 10 anos atrás e nunca mais teve crise. Enxerguem a realidade! Parem de negar a gravidade desse vírus!”

Entenda a embolia gasosa que causou piora no quadro de Paulo Gustavo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente