Sucesso na Internet, futebol no SBT patina em audiência

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Futebol no SBT patina em audiência
Futebol no SBT patina em audiência. Foto: Reprodução/SBT

Esta quarta-feira (15) registrou um momento histórico da TV Brasileira. Enfim, o Grupo Silvio Santos adquiriu os direitos de transmissão de uma partida de futebol, após décadas de cobertura exclusiva da Globo. Para uma estreia, o resultado foi mais que satisfatório, apesar de os números prévios mostrarem o contrário. No final das contas, o futebol no SBT patina em audiência.

Exibido tanto na FlaTV, canal do Flamengo na Internet, quanto no SBT, a final da Taça Rio dominou oito dos dez assuntos mais comentados no Twitter ao longo de toda a noite. Os números prévios do Ibope, no entanto, mostram que no Rio de Janeiro o canal de Silvio Santos chegou a 33 pontos de audiência, alcançando média de 26.

Enquanto isso, a Globo marcou 31. No entanto, a história em São Paulo foi diferente. Por lá, a média do canal da família Abravanel foi de 11 pontos, atrás da reprise de Fina Estampa.

Em tempo: a emissora mostrou que está preparada para uma cobertura dinâmica do futebol, seguindo os padrões Globo. Sim, nas últimas décadas, quem criou um padrão para as transmissões do futebol foi a emissora carioca, e isso é inegável.

Os números prévios do Ibope marcam que o SBT só liderou a audiência no Rio de Janeiro mesmo. São Paulo e outras praças tiveram pouca mobilidade, apesar de o canal de Silvio Santos ter arrancado na frente da Record, que amargou mais uma vez a terceira posição.

Sendo assim, o Ibope registra números que vão contra os internautas. No entanto, vale destacar que a Internet representa 30% da cobertura nacional. Agora, fica a briga: SBT passou ou não a emissora carioca em audiência? Esses números serão suficientes para agradar os patrocinadores? Inicialmente, parece que sim. O engajamento virtual fala tanto quanto números do instituto de pesquisa.

Apesar disso…

O futebol no SBT patina em audiência na sua estreia, mas a previsão é de melhora, se a emissora realmente estiver interessada em fazer uma cobertura mais densa do esporte. A temporada 2020 pode até ser um termômetro, porém envolve tantas variáveis que é difícil medir. São vários ‘se’:

  • Se o Grupo Silvio Santos correr para montar uma boa estrutura.
  • Se a Câmara dos Deputados e o Senado Federal se posicionarem a favor da Medida Provisória do Futebol. E aqui vale destacar que, por certo, a Globo discute com parlamentares nos bastidores para derrubar a MP, que na prática tirou os direitos de transmissão de suas mãos.
  • Se as entidades que regulam o esporte nos estados decidirem voltar com os campeonatos esse ano e, ainda
  • Se, depois de todos esses fatores, os times resolverem vender os direitos de transmissão para o canal da Anhanguera.

Nesse caso, o SBT tem uma boa briga pela frente, mas com as costas largas. O Presidente da República se mostrou favorável à transmissão da partida de ontem pelo canal e até publicou uma foto enquanto assistia ao jogo do Flamengo.

Então, não será fácil, mas os executivos do canal também tem ferramentas para lutar essa batalha. E, no futuro, exibir o futebol pode elevar a emissora a outro andar na disputa pela audiência.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente