Fernanda Lima deve receber indenização de cantor sertanejo

Fernanda Lima deve receber indenização de cantor sertanejo
Fernanda Lima deve receber indenização de cantor sertanejo. Foto: Eduardo Martins / Agnews

A 24ª Vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça do Rio emitiu um comunicado condenando o cantor de música sertaneja, Eduardo Costa. Ele deverá pagar uma indenização de R$ 70 mil por danos morais à atriz e apresentadora Fernanda Lima. Assim. Assim. Então. Então.

Isso aconteceu depois da exibição de um episódio do programa “Amor & Sexo”, apresentado por Fernanda na TV Globo. Eduardo Costa publicou um post no Instagram em que chamou a apresentadora de “imbecil”, acusou o programa de ser “esquerdista, destinado a bandidos e maconheiros” e encorajou os brasileiros a boicotá-la. Tudo isso se deveu ao fato de que, no programa, Fernanda abordou questões como a luta das mulheres contra o machismo, racismo e homofobia.

A DECISÃO DO JUIZ

O juiz Eric Scapim Cunha Brandão, na sua decisão, também aplicou o Protocolo de Gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e destacou que as ofensas aumentaram o risco de incitar um discurso violento contra a apresentadora. Ele comentou: “O réu, de forma nada cortês, chamou a autora de ‘imbecil’. Ambas as partes são figuras públicas amplamente reconhecidas, e, inevitavelmente, qualquer comentário depreciativo em uma rede social de destaque teria amplas repercussões, com milhares de compartilhamentos e comentários em sequência. Embora, em si, esse tipo de linguagem não possa ser considerado uma violação da honra, o contexto no qual a expressão foi usada sugere a possibilidade de incitar um discurso violento contra a parte autora, especialmente ao associar a postagem a contextos políticos que não tinham relação com o discurso da parte autora.”

O cantor, já se envolveu em diversas polêmicas, várias ligadas à política, além de casos relacionados a dinheiro. Após acusações de estelionato em relação a um contrato de compra e venda, ele se tornou réu. No entanto, o documento teve seu sigilo de justiça declarado, impossibilitando sua divulgação para a imprensa.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente