Fora do Carnaval após 50 anos de folia, Isabelita dos Patins pede ajuda financeira

Jorge Omar Iglesias, o artista argentino naturalizado brasileiro que dá vida à drag queen Isabelita dos Patins, é uma personalidade símbolo do carnaval, da cena drag e da cultura brasileira, reconhecimento que lhe rendeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. assim

Com 76 anos de idade, Jorge sofre com problemas de saúde e não conseguirá trabalhar no próximo carnaval. Com o calor excessivo que vem assolando a cidade, em mais de uma ocasião Isabelita passou mal com crises de suor, picos de pressão e desmaios, levando à sua hospitalização, inclusive durante viagens à trabalho. assim

Por problemas de saúde, Isabelita dos Patins ficará fora do Carnaval após 50 anos de folia
Por problemas de saúde, Isabelita dos Patins ficará fora do Carnaval após 50 anos de folia

Isabelita dos Patins, que foi homenageada recentemente com uma aparição na novela Travessia, de Glória Perez, depende do atendimento do SUS para cuidar da saúde. “Eu não tenho plano de saúde. O que eu tenho são bons amigos e verdadeiros anjos. Sou sempre atendido com muito carinho no posto de saúde. Mas sofri um infarto há 11 anos e sei que preciso ser prudente. Até para caminhar já preciso ir mais devagar, imagina então para patinar? Diante desta dificuldade, pela primeira vez em 53 anos de carreira, terei que pendurar meus patins durante o carnaval”, lamenta o artista.

Venda de produtos na feira

Além das contratações de performances e aparições em época de carnaval, que representam 6 meses de subsistência para o artista, para complementar sua renda, Isabelita abria aos sábados sua barraquinha na Feira de Antiguidades da Praça XV, no Rio de Janeiro, onde vendia lembrancinhas estampadas com o rosto de sua personagem como bonequinhas, canecas, garrafas, imãs de geladeira entre outros artigos temáticos da drag queen.

Porém este ano, além da impossibilidade da permanência de Isabelita em locais de calor excessivo, a realização da feira está afetada pelas interdições de vias para os ensaios e saídas dos blocos de carnaval de rua. Jorge planeja em breve, por necessidade, colocar à venda as obras de arte dedicadas à Isabelita dos Patins e outros itens de seu acervo pessoal. Além disso, o artista plástico Humberto de Castro construiu uma escultura de arame, representando Isabelita dos Patins em tamanho real, e colocou a obra à venda para ajudar a drag queen.

Por problemas de saúde, Isabelita dos Patins ficará fora do Carnaval após 50 anos de folia

Ajuda via pix

Desde o comunicado de Isabelita em suas redes sociais sobre os problemas de saúde que a impedirão de trabalhar no carnaval pela primeira vez em 53 de carreira, seguidores e amigos desejaram ajudá-la por meio de doações via pix, este que foi disponibilizado pelo artista: 21 9 9661 8932, titularidade de Jorge Omar Iglesias.

Para os artigos de sua barraquinha na Feira de Antiguidades, Isabelita não dispõe de uma plataforma de e-commerce. Mas na ocorrência de algum pedido, se enviavam as lembrancinhas para todo o Brasil, explica: “Até para os envios e para a ida à agência de correios para postar as encomendas, agora eu preciso de ajuda. Eu agradeço toda forma de apoio neste momento de dificuldade, mesmo que seja apenas uma doação simbólica.”

“O meu trabalho e o contato com o público brasileiro me alimentam economicamente e afetivamente. Por menor que seja a quantia doada, só de ser lembrado e receber o carinho das pessoas enquanto preciso ficar de repouso, enchem meu coração de alegria. Me dá a esperança de logo me recuperar e poder voltar às ruas e aos palcos, junto desse público que me quer tão bem. E mesmo com todas as dificuldades, eu posso dizer que sou muito feliz aqui no Brasil…”

Saiba mais sobre Isabelita dos Patins

Jorge Omar Iglesias começou a patinar aos 9 anos, na Argentina, onde ganhou diversos campeonatos e chamou a atenção de olheiros internacionais, que queriam levá-lo para companhias nos Estados Unidos e na Europa. Mas desde aquela época, o sonho de Jorge era vir morar no Brasil, então declinou as oportunidades

Isabelita nasceu em 1971 no carnaval brasileiro, porém alcançou grande fama ao aceitar uma aposta na noite do Réveillon de 1993 entre amigos, um deles o falecido Erick Barreto – transformista lendário que se apresentava no SBT como Carmen Miranda. No desafio, Isabelita deveria passear de patins pela Avenida Atlântica da boate onde estava trabalhando naquela noite, até o Copacabana Palace. Logo surgiu no meio da avenida lotada, um grupo de jovens que começou a chamar por ela com palavras elogiosas. Emocionada com o carinho dos jovens, ia se aproximando deles até que surgiu um senhor sério, de braços cruzados. O público e vários fotógrafos que “brotaram do chão”, imediatamente começaram a sugerir efusivamente que Isabelita beijasse aquele senhor, conta o artista.

“Eu nunca tinha visto tantos flashes na minha vida! Mas voltei para boate, peguei meu cachê e fui embora para casa. Na manhã seguinte, passando pelas bancas de jornais, me assustei ao ver uma foto minha, colorida e enorme, dando o beijo naquele senhor com a seguinte notícia: Isabelita dos Patins beija o Ministro da Economia Fernando Henrique Cardoso”.

Por problemas de saúde, Isabelita dos Patins ficará fora do Carnaval após 50 anos de folia

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente