Globoplay é alvo de hackers e leva internet á loucura

Globoplay é alvo de hackers
Globoplay é alvo de hackers

Na noite deste sábado, 16, a plataforma de streaming da Globo, Globoplay, foi alvo de hackers. Alguns usuários relataram que receberam algumas mensagens estranhas “Hackeado por OurMine”.

Logo a empresa conseguiu contornar a invasão e esclareceu “O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização”.

A Globoplay lamentou o incidente e esclareceu algumas dúvidas dos usuários “Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications”

Mensagens enviadas aos usuários pelos hackers
Mensagens enviadas aos usuários pelos hackers

Alguns usuários ficaram com medo de terem seus dados acessados por hackers. A empresa explicou “Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados”

Eles completaram “Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.”

Veja Também: Comentarista da GloboNews solta palavrão ao vivo

A plataforma orientou que as mensagens devem ser deletadas “Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor”

Por fim, as empresas se desculparam pelo incidente “A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada. Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.”

Comunicado enviado pela Globoplay
Comunicado enviado pela Globoplay

Hackers do ‘Bem’

O grupo OurMine é famoso por ter invadido sites de grandes empresas, além de contas de empresas e famosos em redes sociais. Algumas das vítimas anteriores são o site de tecnologia TechCrunch, o portal de notícias BuzzFeed e contas em redes como Facebook, Twitter e Youtube.

A equipe se intitula como “white hat”, os chamados “hackers do bem”. Este tipo de invasor não rouba dados de clientes dos sites que mira, deixando apenas mensagens para divulgar que o ataque ocorreu. Em contraposição, os “hackers do mal”, chamados de “black hat”, utilizam seus talentos para conseguir informações de usuários, que então são vendidas em fóruns ilegais e usadas para aplicação de golpes virtuais.

Em suas invasões, o OurMine oferece serviços para ampliar a segurança dos sites e aplicativos que ataca. No caso da Globoplay, havia um contato por e-mail com a mensagem “contate-nos para melhor segurança”, em inglês, e o pedido para que os usuários usassem a hashtag “#GloboHack”.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente