Glória Maria retorna ao Globo Repórter

Glória Maria retorna ao Globo Repórter
Glória Maria apresenta o Globo Repórter de casa. Foto: Reprodução / Globo

Afastada do trabalho desde novembro do ano passado, Glória Maria volta ao Globo Repórter para uma participação grave. O programa desta sexta-feira (5) falou a respeito de racismo. Apresentado por Sandra Annenberg, a jornalista fez questão de gravar a introdução do programa.

A edição fo uma reprise do Em Pauta da quarta-feira (27), uma das edições do Jornal do GloboNews. O programa reuniu profissionais negros da emissora que trabalham em frente à cameras.

O que vocês vão ver é uma conversa sincera e esclarecedora. Eu obviamente não pude participar, porque estou em casa me recuperando de um tratamento difícil de saúde.

“De dificuldade eu entendo, porque quem nasce orgulhosamente negro, sabe todo dia o que é lidar com isso”, lembra.

A apresentadora relatou uma experiência de racismo que sofreu num hotel, quando o gerente não deixou que ela entrasse por causa de sua cor de pele. Em seguida, relata que o agressor se livrou da punição por meio de uma multa.

“Mas é assim. O racismo não é importante no Brasil, só para quem sofre!”, protesta.

Depois disso, começou o debate exibido anteriormente a respeito do tema, que dominou os jornais do mundo inteiro ao longo da semana. Apresentado por Heraldo Pereira, o painel reuniu cinco mulheres negras para falar sobre os temas. Ainda assim, é importante destacar que elas ocupam diferentes postos na emissora. Zileide e Lilian são repórteres, Aline e Maju âncoras e Flávia comentarista.

A pauta é racismo

Depois de críticas por causa da ausência de pessoas negras falando sobre racismo no Em Pauta, a GloboNews convocou seus repórteres, apresentadores e comentaristas negros para a atração. Como noticiado mais cedo aqui no Famosando, o Twitter entrou em polvorosa, porque sete pessoas brancas comentavam as manifestações antirracistas nos EUA. Afinal, o assunto nitidamente é de propriedade de pessoas pretas.

No início do programa desta quarta-feira (3), Marcelo Cosme apresentou a imagem que repercutiu na noite anterior. Em seguida, anunciou que a edição seria diferente.

“Nós entendemos o recado. Hoje a GloboNews aceitou uma sugestão da nossa colega Márcia Gonçalves, lá do Profissão Repórter. Chamar a nossa equipe do mais alto nível para conversar sobre um assunto que eles conhecem bem, porque o enfrentam em suas vidas. Elas farão o Em Pauta de hoje com o Heraldo Pereira na apresentação (…) Mas eu ainda preciso fazer um anúncio importante: a partir de agora a Zileide Silva e a Flávia Oliveira passam a fazer parte do time do Em Pauta”, declarou.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente