Instagram notifica post de Regina Duarte como fake news

Regina Duarte
Regina Duarte

Nesta quinta-feira, 4, o Instagram notificou um post publicado por Regina Duarte como fake news. Ela recebeu a notificação por conta de uma imagem que fez afirmações sobre pandemias no mundo. Segundo a postagem, problemas como esse acontecem a cada cem anos. A publicação usou dados distorcidos e imprecisos sobre crises sanitárias do passado, como cólera, gripe espanhola e o próprio coronavírus.

O post recebeu o alerta de notícia falsa porque, de acordo com a verificação usada pelo Instagram, as pandemias não seguem um padrão exato, além das datas mostradas pela atriz estarem erradas. Além disso, contou como desinformação o fato de Regina ter omitido a pandemia da gripe H1N1, em 2009. Horas depois da publicação, a atriz deletou o post.

Veja Também: Regina Duarte ganha cargo no governo para não ficar ‘desamparada’

Para realizar a verificação dos dados, a plataforma faz uso de agências independentes de checagem de fatos para realizar as indicações quando necessário.

Essa não é a primeira vez que a atriz recebe uma notificação de fake news em uma postagem no Instagram. Em abril, Regina compartilhou uma foto de Bolsonaro ao lado do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com os dizeres “Liberação da cloroquina/hidroxicloroquina pela Anvisa, já com posologia para tratamento da Covid-19”. O Instagram considerou, também com base em checagens independentes, que a publicação era “parcialmente falsa”, uma vez que a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) era destinada a pesquisas envolvendo o medicamento, e não ao tratamento da doença.

Regina deixou o comando da Secretaria Especial de Cultura em 20 de maio e anunciou, em vídeo gravado ao lado de Bolsonaro, que passaria a chefiar a Cinemateca de São Paulo, ligada ao governo federal. Até o momento, no entanto, a mudança de cargo não foi oficializada. O Palácio do Planalto cogita reestatizar a instituição para poder nomear Regina.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente