Jogador de Futebol era um dos homens que caiu ao tentar fugir do Afeganistão pendurado em avião

Jogador de Futebol era um dos homens que caiu ao tentar fugir do Afeganistão pendurado em avião
Jogador de Futebol então era um dos homens que caiu ao tentar fugir do Afeganistão pendurado em avião

O ex-jogador de futebol das seleções de base do Afeganistão, Zaki Anwari, de 19 anos, foi encontrado morto no aeroporto internacional de Cabul, após tentar se agarrar ao trem de pouso do avião militar C-17, dos Estados Unidos, durante o resgate de afegãos e estrangeiros.

De acordo com informações, Anwari, que atuou pela seleção afegã na categoria sub-16, foi um dos que caíram a aeronave após decolagem. As imagens registradas por câmeras e celulares, aliás, correram e chocaram o mundo no início da semana.

A Diretoria Geral de Educação Física e Esportes do Afeganistão confirmou o nome da vítima. Assim, afirmou que Zaki estava entre as centenas de jovens que tentaram sair do país. Colegas de times e treinadores lamentaram a morte pelas redes sociais.

Veja Também: Popstar do Afeganistão mostra fuga do país em avião de carga americano

Jogador de Futebol era um dos homens que caiu ao tentar fugir do Afeganistão pendurado em avião
Jogador de Futebol era então um dos homens que caiu ao tentar fugir do Afeganistão pendurado em avião

Talibã

O Talibã começou sua investida para retomar o controle do Afeganistão em maio, após o início da retirada das tropas estrangeiras do país, sobretudo americano. No último dia 11, o serviço de inteligência dos EUA apontou que os extremistas poderiam tomar a capital em 90 dias. Porém sua queda ocorreu mais rápido do que o esperado.

Após conquistar uma série de capitais provinciais na última semana, os fundamentalistas sitiaram Cabul no último domingo. Esse movimento fez com que o presidente Ashraf Ghani partisse para o Uzbequistão com sua esposa e dois assessores. Poucas horas depois, o grupo entrou no Palácio Presidencial e fez um pronunciamento à mídia afirmando que tem o controle total sobre o país.

Na última segunda-feira, 16, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que Washington “jamais teve o objetivo de construir um país” no Afeganistão. Ele reiterou que ainda defende veementemente sua decisão de retirar tropas americanas do país, mesmo que o colapso tenha acontecido mais rápido do que o esperado.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente