Manu Gavassi recebe convite inusitado após ganhar prova do líder

Manu Gavassi se surpreende ao vencer prova do líder e recebe convite inusitado da seleção de bocha
Manu Gavassi ao ganhar a prova

Manu Gavassi ganhou a prova do líder do BBB 20 no último domingo, 12. A dinâmica era semelhante a do jogo de bocha e rendeu um convite inusitado do Comitê Paraolímpico de Bocha para treinar. “Olha aí, Manu Gavassi! Se quiser treinar bocha, temos uma seleção campeã te esperando depois do BBB20!”, publicou o Comitê Paralímpico no Twitter, acompanhado de um vídeo com os atletas praticando o esporte.

Em outro post, o Comitê reiterou o convite para Manu e Bruna Marquezine “Só vem @manugavassi! E pode chamar a @BruMarquezine pra fazer uma dupla”

A cantora se destacou muito na prova que teve 4 etapas. Cada participante deveria lançar uma bola e atingir as canaletas com maior pontuação. Na última rodada, os brothers fizeram dois lançamentos. Manu conquistou 90 pontos na fase final, contra 35 de Babu Santana, que ficou em segundo.

Veja também: Manu Gavassi vence prova do líder

Manu nem acreditou que estava conseguindo “Descobri uma nova habilidade, eu sou um talento nisso aqui”. A artista ainda não havia ganho nenhuma liderança.

Sobre o Comitê Paraolímpico de Bocha

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

A modalidade teve um antecessor nos Jogos Paralímpicos: o lawn bowls, uma espécie de bocha jogada na grama. E foi justamente no lawn bowls que o Brasil conquistou sua primeira medalha em Jogos: Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” foram prata nos Jogos de Toronto, no Canadá, em 1976.

Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil encerrou com duas medalhas: um ouro nos pares BC3 (deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa), com Antonio Leme, Evelyn de Oliveira e Evani Soares, e uma prata nos pares BC4 (outras deficiências severas, mas que não recebem assistência), com Eliseu dos Santos, Dirceu Pinto e Marcelo dos Santos.

Manu jogando a prova do líder
Manu jogando a prova do líder

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente