Marisa Orth recebe VIPs em estreia de seu primeiro espetáculo solo

Marisa Orth recebe VIPs em estreia de seu primeiro espetáculo solo
Marisa Orth então recebe VIPs em estreia de seu primeiro espetáculo solo. Foto Lucas Ramos/ Agnews

Marisa Orth recebeu convidados VIPs na estreia do espetáculo “Barbara”, o primeiro solo de sua carreira. O evento aconteceu no Teatro FAAP em São Paulo, na noite de quinta-feira (21). Alessandra Maestrini, Any Gabrielly, Gisele Itié, Bruno Fagundes foram alguns dos famosos que prestigiaram a estreia.

O espetáculo é baseado na autobiografia da jornalista Barbara Gancia: “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”. Na obra, Barbara então expõe de peito aberto um tema de sua vida, que é tabu até hoje para muitos: a luta contra o alcoolismo.

Dada a imensa repercussão que o livro causou desde seu lançamento, bem como as inúmeras e necessárias palestras que Barbara Gancia tem feito sobre o tema nos últimos anos, o desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o palco. “Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que a gente pensava nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar outros públicos”, diz Marisa Orth.

Carreira

A solução criada pelo diretor e idealizador do projeto, Bruno Guida, apostou em recursos cênicos simples. E, no jogo com a plateia, elementos que somente o teatro pode oferecer. Com uma dramaturgia livremente inspirada no livro, a autora Michelle Ferreira, utiliza algumas situações extraídas do livro, bem como inventa outras histórias, para dar forma à essa “nova Barbara ficcional”. “Bárbara” ganhou, assim, uma encenação limpa, privilegiando o trabalho de atriz em um texto forte, cômico e ao mesmo tempo emocionante. 

Como nada é por acaso no Teatro, “Bárbara” surge exatamente às vésperas da celebração de 40 anos da vitoriosa carreira de Marisa Orth. Uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, Teatro Musical, Cinema e Música; Marisa volta às suas origens para comemorar a data. “Bárbara vai ser um exercício para mim de multitarefas, eu como atriz posso estar me exercitando, em tantas frequências: tem bastante humor, tem papo reto com a plateia, tem um trabalho de composição corporal. Explorando coisas que eu sempre desejei fazer e mesmo assim é uma peça simples, é uma peça de ‘contação’ de uma história que a gente achou relevante, emocionante e que nos inspirou a criar uma outra história. Estou muito entusiasmada”, reflete.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente