
Mateus Carrieri recebeu alta do Hospital Santa Paula em São Paulo nesta quarta-feira (18). Acompanhado da noiva, Day Ribeiro, Carrieri mostrou estar bem após o procedimento. O ator foi submetido a uma cirurgia na próstata na última segunda-feira (16). Mateus, de 54 anos, estava com uma hiperplasia na próstata, ou seja, o órgão estava aumentado. Dessa forma, a equipe médica realizou a ressecção endoscópica da próstata ou RTU, que é um tipo de raspagem do órgão para reduzir seu tamanho.
Antes da internação, Mateus explicou “Eu não estou com câncer na próstata, mas minha próstata está aumentada. Isso é muito comum em homens da minha idade. Eu vou fazer a raspagem na próstata para que ela não invada a área da bexiga e do canal da uretra. Esse controle do tamanho da próstata e essa próstata aumentada para evoluir para um câncer, é o primeiro passo. É uma cirurgia teoricamente simples”.
O ator disse que já vinha fazendo acompanhamento médico e alertou “Eu quero alertar homens da minha idade, que a gente tem que se preocupar muito com isso, com a próstata. Assim como as mulheres tem que cuidar com o câncer de mama, exame de toque e acompanhamento, o homem, principalmente depois dos 40 anos tem que se preocupar com o câncer de próstata que é o que mais mata nos homens. As vezes por algum preconceito e medo acabam não se cuidando em relação à isso.” disse ele.
Hiperplasia da Próstata
A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.
A hiperplasia prostática benigna é o tumor não-canceroso (benigno) mais comum no homem. Felizmente, existem tratamentos eficientes para este problema urinário, inclusive tratamentos não-cirúrgicos. É importante ressaltar que o homem que sofre de HPB não tem predisposição a desenvolver câncer de próstata. Por outro lado, é possível ter HPB e câncer de próstata ao mesmo tempo.
A causa exata da HPB não é conhecida, mas existem relações com as mudanças hormonais que o organismo do homem sofre ao ficar mais velho. A hiperplasia prostática benigna é incomum em homens abaixo de 40 anos, mas aparece com frequência cada vez maior conforme a idade avança. É uma doença comum que afeta cerca de 70% dos homens acima dos 70 anos.