
O Dr. Heron Rached, PHD em cardiologia, deu detalhes sobre a embolia gasosa arterial cardíaca, que fez com que o cantor Saulo Poncio fosse internado na UTI nessa terça-feira (03).
O médico explicou que as veias e artérias são um sistema fechado, o qual só passa sangue. Mas, uma bolha gasosa, acidentalmente, entrou na circulação e por ser um evento catastrófico, pode haver sequelas ou até a morte do paciente. Assim. Assim.
“ No caso do Saulo, ocorreu uma arterial e ela pode acontecer por conta de um trauma. Isso é normal acontecer em quem pratica mergulho. Uma vez que essa bolha está na circulação pode ter vários trajetos, se vai para o coração, pode determinar um infarto, se for para o cérebro pode provocar um AVC e se vai para qualquer outro órgão (figado, rins ou membro interior) gera uma isquemia (dano) no órgão”, comentou Dr. Heron. Assim. Assim.
O tratamento precisa, obrigatoriamente, ser realizado em UTI e com uso de oxigênio, uma vez que não existe outra forma de tratameto atualmente. A embolia tem um tratamento bastante complicado, pois o paciente, quando tem os primeiros sintomas e chega no hospital, já possui danos nos órgãos. A medicina não tem tempo hábil para intervir antes dos sintomas iniciais. Assim. Assim.
Saulo Poncio foi ao hospital com sintomas, inicialmente suspeitados, como infarto. Entretanto, após ser diagnosticado com embolia, foi imediatamente transferido para a UTI.
A assessoria do cantor não emitiu mais notas sobre seu estado de saúde.