Morre astro de O Senhor dos Anéis, Iam Holm

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Morre astro de O Senhor dos Anéis
Iam Holm interpretou Bilbo Bolseiro na saga O Senhor dos Anéis. Foto: Reprodução

Aos 88, nesta quinta-feira (18), morre Iam Holm, astro de O Senhor dos Anéis. Aos 88 anos, ele sofria de Mal de Parkinson e teve complicações da doença. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o inglês faleceu no hospital, com sua família e seu cuidador ao redor, numa passagem sem sofrimentos. 

“Ele morreu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador. Ian era charmoso, gentil e talentoso, e vamos sentir falta dele enormemente”, disse o agente de Iam. 

Uma das estrelas de O Senhor dos Anéis, Holm deu vida a Bilbo, o Bolseiro na história lançada no início dos anos 2000. Dez anos depois, interpretou Frodo, protagonista da história, num prelúdio protagonizado por Martin Freeman.  

A história é uma das mais famosas do cinema e se compara ao sucesso de Star Wars e a saga de Harry Potter quando se trata de fã-clube. Escrita por R.R.Tolkien, é uma das trilogias que melhor explora a Terra Média, mundo fantástico queridinho da comunidade geek. Em feiras como a Comic Con, é comum ver referências à história. 

Carreira no cinema

Apesar de seu maior sucesso estar em O Senhor dos Anéis, a carreira de Iam Holm vai além da trilogia. Ele participou de mais de 60 filmes ao longo de mais de 50 anos de carreira. Dublou personagens em Ratatouille, participou de O Aviador, em 2004, O Dia depois de Amanhã no mesmo ano.

Ademais, participou da versão de 1990 de Hamlet. E, em 1985 até esteve num filme chamado Brazil. Aliás, a história chegou a ser considerada uma crítica ao Regime Militar, que estava acabando no país. Afinal, fazia uma crítica velada aos costumes do país na época.

Ao longo da carreira, colecionou 11 prêmios, inclusive um BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante por The Bofors Gun. O filme inglês de 1968 foi dirigido por Jack Gold e teve indicação de Melhor Ator, também no BAFTA, mas Iam foi o único vencedor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente