Morre Ubirany, um dos líderes do Fundo de Quintal, aos 80 anos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Morre Ubirany, um dos líderes do Fundo de Quintal, aos 80 anos

Morreu Ubirany Félix Do Nascimento, mais conhecido como Ubirany, aos 80 anos, um dos líderes do tradicional grupo Fundo de Quintal. O falecimento se deu por complicações da Covid-19, na manhã desta sexta-feira (11). Ele estava internado há mais de uma semana em uma clínica na cidade do Rio de Janeiro. 

Em nota, a assessoria de imprensa do cantor então confirmou o falecimento. “É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.”

A equipe divulgará posteriormente, informações sobre o sepultamento. “O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por covid-19. A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”, diz a nota.

Fundo de Quintal

Aliás, Ubirany foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba, instrumento que ficou identificado ao Fundo de Quintal, conjunto musical que ajudou a fundar na década de 1970.

Ao propósito, o grupo Fundo de Quintal nasceu na casa da cantora Elza Soares, em Jacarepaguá. O quintal da Elza deu nome ao grupo, que é um dos mais importante da história do samba.

Além disso, a nova geração toda de sambistas e pagodeiros tem influência do Fundo de Quintal e tudo começou no Cacique de Ramos. Beth Carvalho conheceu o pessoal em 1977, ainda amadores, e deu aquele empurrão na carreira do grupo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente