MTV é atacada por mudar categoria dedicada a Michael Jackson: ‘Racista’

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
MTV é atacada por mudar categoria dedicada a Michael Jackson
The Weeknd venceu a categoria de Video do Ano. Foto: Reprodução/MTV

Depois de mais uma edição do VMA (Video Music Awards), a MTV é atacada por trocar nome de categoria, antes dedicada a Michael Jackson. O Michael Jackson Video Vanguard Award virou o Tricon Award, o qual reconhece o conjunto da obra de um artista. A emissora estuda trocar o nome da premiação desde 2018. Afinal, houve o lançamento de um documentário denunciando o cantor por pedofilia. Na manhã desta segunda-feira, a tag MTV Racista era a segunda mais falada no Twitter.

No entanto, muitos internautas enxergaram a mudança como uma atitude racista da emissora. Além disso, essa também seria uma ingratidão do canal. Afinal, Michael reergueu os números do canal, com seus videoclipes icônicos desde os anos 1980.

Ainda assim, não para por aí. Apesar de três dos seis indicados a Artistas do Ano serem negros, as acusações à premiação foram além. De acordo com vários internautas, a categoria Melhor Clipe R&B seria racista, por contar apenas com artistas negros e fazer com que eles ‘competissem entre si’.

Contudo, DaBaby, Future, The Weeknd, Megan Three Stallion concorreram a Artista do Ano, os três negros. Inclusive, The Weeknd levou a estatueta. Enquanto isso, Roddy Ricch estava na lista de Revelação do Ano. Enfim, a presença de artistas negros em várias categorias, para além do R&B, foi grande. Afinal, um estilo normalmente dominado por artistas negros, obviamente teve candidatos negros. Por outro lado, o Melhor Hip Hop, que também é um nicho da população negra, teve a presença de rappers brancos, como Eminem.

Ritmos

A presença de categorias como Melhor clipe Latino também isola certa parte da população. Em 2019, a categoria Melhor K-Pop ‘separou’ artistas asiáticos. Por causa da repercussão naquele ano, a categoria teve pouca repercussão esse ano. Assim, apenas o BTS entrou na lista dos artistas desse estilo a competir, de fato, no evento.

Por outro lado, a lista de artistas latinos contemplou diferentes nomes da música no continente. Além de Maluma, que venceu na categoria, a premiação ainda citou nomes como CNCO, J Balvin e Karol G.

Dessa forma, a mudança do nome da Michael Jackson Video Vanguard Award mostra uma preocupação com a polêmica da pedofilia. Afinal, várias pessoas denunciaram o artista pelo crime. Dessa forma, o nome dele tem uma repercussão negativa em todos os espaços que ocupa. Agora a MTV é atacada por racismo. Não fosse isso, promover o nome ‘de um pedófilo’ na edição de ontem do VMA era o motivo das polêmicas. O cancelamento na Internet precisa ser repensado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente