Barrado nos EUA, processo contra a FIFA e confusão com Luan Santana: as polêmicas de Mc Bin Laden

Mc Bin Laden foi o primeiro camarote anunciado no BBB 24. O funkeiro, que estourou com a música “Tá tranquilo, tá favorável” em 2015, coleciona polêmicas.

Antes de ser conhecido na quebrada como MC Bin Laden, Jefferson Cristian dos Santos Lima era o MC JK. “Nessa época, eu quase entrei para o tráfico, porque eu passava fome, passava muita dificuldade mesmo”, contou Bin Laden em uma entrevista ao g1 Ouviu.

“Eu pedi para entrar no tráfico mesmo. Só que eu já cantava funk. Normalmente, a gente fazia a alegria da rapaziada ali, fazia umas rimas brincando, e o pessoal falou, ‘não entra, não. Vocês são muita luz, muito alegres, são os caras que trazem alegria para a gente’. Éramos eu e o MC Rayak.”

Ele conta que tempos depois o Rayak acabou sendo preso quando foi fazer um show na Baixada Santista, por estar em uma mesma casa com pessoas que eram procuradas pela Justiça. “A gente andava junto e ele falava para eu não entrar nessas paradas”, diz. assim

Enquanto trabalhava vendendo tênis na rua 25 de março, em São Paulo, o funkeiro fazia shows em pequenos bailes na periferia e era chamado para cantar em quermesses. O funk em alta na época era o ostentação, estilo diferente do que JK fazia. “Não tinha o que ostentar. Andava com tênis furado.” s

sim

Nome artístico

A música que mencionava Bin Laden surgiu depois de Jefferson assistir a um documentário e o nome fico. assim

“Fui assistir e pensei na música. A gente caçou outros nomes, Kabum, Bola 7, Bola 8, granada, um monte de coisas. Mas os caras falaram que para colocar Bin Laden mesmo. ‘É louco demais, combina com ele’. Era Bin Laden. Eu queria MC, ficou: MC Bin Laden.” assim

“Eu achei que ia estourar só no quarteirão de casa. Não imaginava que ficaria tão grande. [Para mim era] ‘não vai dar nada’. A gente é novão, cheio de sonho. Era ‘põe a gente pra cantar nos palcos'”, diz.

Segundo ele, existem planos para mudar seu nome artístico, ainda que seja uma ideia para mais adiante. Uma das opções é BL, para ficar mais próximo e não perder a identidade artística.

“Quando me perguntam se eu sou feliz [com o nome], na verdade, não sou, por entender o nome que eu carrego”, disse em entrevista ao g1. assim

Processo contra Fifa

“Tá tranquilo, tá favorável” é acompanhada de coreografia feita pelo MC Bin Laden no clipe, em que cruza os braços e faz o “sinal da Hang Loose, o famoso sinal do Ronaldinho”, citado na letra, e que também se popularizou em 2016. assim

Vários jogadores de futebol, como Neymar, passaram a comemorar os gols com a dancinha, que foi parar na série de games “Fifa”, sem a autorização do funkeiro. Ele chegou a abrir um processo contra a EA Sports, que criou o jogo. assim

Em 2021, Paulo de Tarso Sanseverino, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu todos estes processos no Brasil. Ele tenta unificar os entendimentos e dar um “tratamento isonômico” aos casos, para evitar um caos de decisões diferentes em tribunais pelo país. assim

Barrado nos EUA

Em julho de 2016, Mc Bin Laden foi barrado ao tentar entrar nos Estados Unidos. O funkeiro tinha um show agendado no MoMa, Museu de Arte Moderna de Nova York, que teve que ser cancelada.

Segundo representantes do artista, toda documentação necessária foi entregue e o visto de Bin Laden chegou a ser liberado, mas um empecilho fez com que o consulado se negasse a carimbar a permissão de entrada no país.

O empresário de Bin Laden disse que o consulado pediu um “teste de drogas” (exame toxicológico) e a equipe cantor não conseguiu marcar em tempo.

Bin Laden seria uma das atrações do festival Warm Up 2016, organizado pelo MoMA. O evento está em sua 19ª edição e mostra  “o melhor de músicos, DJs e sons experimentais – locais e internacionais – de diferentes gêneros”, segundo o site oficial.

A programação deste ano tem artistas dos EUA, Dinamarca, China, Alemanha, Japão, França, Austrália, Reino Unido, Portugal, República Dominicana, Chile e Bolívia.

Confusão com Luan Santana

Um dos sucessos do sertanejo Luan Santana, Escreve Aí, ganhou uma “resposta” forte de MC Bin Laden. Mulher Gosta de Dinheiro: Resposta para o Luan Santana, ironiza vários trechos de Escreve Aí. 

Antes de começar a cantar, o funkeiro explica a “dedicatória” de sua canção:

” Você aí, todo apaixonadinho, tá ligado? Fica mimando as mulheres demais. Aí, mulher não gosta disso, não. A música nova é em resposta ao Luan Santana, esse apaixonado otário!”.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente