Paulo Gustavo está sem sinais de hemorragia, mas quadro continua grave

Paulo Gustavo está sem sinais de hemorragia, mas quadro continua grave

Paulo Gustavo segue internado em estado grave com Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (15), a assessoria de imprensa do artista emitiu novo boletim oficial com informações atualizadas sobre o quadro. Ele segue em terapia intensiva utilizando ventilação mecânica e ECMO. As complicações pulmonares demandaram várias intervenções como  broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos.

‘Finalmente conseguimos sanar as fístulas bronco-pleurais identificadas. Nas últimas 48 horas também observamos a normalização da coagulação com o tratamento instituído e não mais detectamos sinais de hemorragias. A situação clínica do paciente, embora ainda crítica, traz à equipe profissional mais confiança em sua recuperação. Estamos cientes de que ainda temos um caminho pela frente. A dedicação e a experiência dos médicos e demais profissionais do hospital tem proporcionado o melhor tratamento ao paciente, seguindo o que há de mais atual conforme os principais centros hospitalares internacionais. O paciente permanece utilizando ventilação mecânica e ECMO.’ dizia o boletim médico.

Veja Também: Tatá Werneck tranquiliza fãs de Paulo Gustavo: ‘Melhorando’

Por fim, a família do ator agradeceu muito todo o carinho e orações e pediu para que as continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus.

Internação

Paulo Gustavo está internado em um hospital de ponta carioca desde o dia 13 de março. Aliás, ele passa por um tratamento com ECMO, técnica de Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Ao propósito, ECMO funciona como pulmões e coração artificiais em pacientes que estão com os órgãos comprometidos e tem sido utilizado em casos graves de pacientes com Covid-19. Nos últimos dias Paulo então foi submetido a dois procedimentos: uma toracoscopia para correção de uma fístula bronco-pleural no domingo (4) e uma pleuriscopia no sábado (3).

Diversos artistas tem pedido orações pelo ator. Tatá Werneck é, por exemplo, uma das pessoas que mais se manifesta em apoio ao amigo nas redes sociais. No começo de abril, veio a público que a atriz envia áudios ao amigo todos os dias. Isso, para que ele possa escutar quando estiver de volta. Na noite do mesmo dia, Marcos Veras escreveu uma mensagem ao ator. Ele disse que não para de pensar no colega de profissão e pede para que ele melhore logo. “Não paro de pensar em você, amigo. Saia logo daí. Estamos te esperando”, escreveu.

Dani Calabresa, Marcus Majella, Rômulo Neto e outros parceiros de trabalho também se mobilizam frequentemente pela melhora do artista. O Fantástico dedicou uma reportagem de 10 minutos para falar do estado de saúde de Paulo e explicar o procedimento médico que ele enfrenta. De acordo com a reportagem, a ECMO é uma estratégia de recuperação que permite o repouso do pulmão, enquanto ele se recupera. Isso, porque o coronavírus ataca principalmente o órgão e pode causar danos irreparáveis.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente