
A Polícia Civil de São Paulo esteve recentemente no Paraguai à procura de Paulo Cupertino Matias, após a denúncia de que o assassino do ator Rafael Miguel e dos pais dele fugiu do Brasil para o país vizinho.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, uma equipe do DHPP esteve em diligências na cidade de Liberación. Isso entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, após receber uma informação de que o acusado estava em uma fazenda na região. A cidade, portanto, tem pouco mais de 24 mil habitantes.
No entanto, não encontrou-se o criminoso no local e ele continua sendo procurado.
Um delegado e dois investigadores do DHPP viajaram ao Paraguai para checar a informação de que Paulo ficou 15 dias numa fazenda em Liberación. Assim, também havia a suspeita de que Paulo pudesse ter trabalhado em outra fazenda. Essa de soja em Yataity del Norte, outro município paraguaio.
A pedido dos policiais brasileiros, o dono da propriedade, um gaúcho que mora em Liberación, foi ouvido pelas autoridades paraguaias. Ele teria negado ter hospedado o assassino. Vistoriaram a residência dele, mas não encontraram indícios da passagem do empresário por lá.

Fuga
De acordo com a investigação do Departamento de Homicídios, Paulo teria fugido para Liberación com ajuda de Alfonso Helfenstein. Ele é piloto de avião e dono de um sítio em Eldorado, no Mato Grosso do Sul. Onde o empresário ficou escondido por 15 meses.
De acordo com os policiais, em 27 de outubro deste ano, Alfonso e Paulo embarcaram numa aeronave particular e deixaram a cidade sul-mato-grossense em direção ao Paraguai.
Alfonso, já teve passagens criminais anteriores por tráfico de drogas. Além disso também é procurado pela polícia pela suspeita de ter ajudado na fuga do procurado.

Crime
Paulo está foragido da Justiça desde 9 de junho de 2019. Quando cometeu o crime na Zona Sul da capital paulista. Câmeras de segurança então gravaram quando ele atirou nas vítimas e fugiu.
Segundo a investigação, ele as matou porque não aceitava o namoro da filha, Isabela Tibcherani, com o artista. Ao todo, Paulo atirou 13 vezes nas vítimas. Essas não resistiram aos ferimentos e morreram. Rafael tinha 22 anos, seu pai João Alcisio Miguel estava com 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50.
Veja Também: Caso Rafael Miguel: Polícia deteve suspeito errado
Atualmente, Paulo está na lista dos criminosos mais procurados pela polícia de São Paulo.
Rafael interpretou o personagem Paçoca na novela “Chiquititas”, do SBT. Além disso, trabalhou num famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.