Prefeitura de Niterói instala placas da Rua Ator Paulo Gustavo

Foto Marcelo Sá Barreto/ Agnews

Na madrugada desta quinta-feira (20) a Prefeitura de Niterói instalou as placas da Rua Ator Paulo Gustavo no bairro de Icaraí, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, onde o ator morou boa parte da sua vida.

Antes chamada Rua Coronel Moreira César, a mudança foi aprovada por 90% da população de Noterói em consulta pública com mais de 34 mil participantes e projeto de lei sancionado. As placas se dividem em dois tipos: uma no padrão, com o nome Rua Ator Paulo Gustavo, seguida pelas informações sobre o artista e o CEP da via, e outro tipo, que vai integrar o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, com o rosto do ator e uma frase. São três frases: “Rir é um ato de resistência”, na esquina da Rua Presidente Backer com Rua Ator Paulo Gustavo; “Ame na prática, na ação. Amar é ação, amar é arte”, na esquina da Rua Otávio Carneiro; e “O humor salva, transforma, alivia, cura, traz esperança pra vida da gente”, na esquina da Rua Lopes Trovão.

Aliás, além do circuito, que vai incluir pontos da cidade que o ator frequentava e que foram cenários em seus filmes, uma estátua no Campo de São Bento, em Icaraí, também vai homenagear Paulo Gustavo.

Morte

Paulo faleceu no dia 4 de maio após complicações do Covid-19. Ele ficou 52 dias internado no hospital. O ator deu entrada no dia 13 de março, foi então entubado no dia 22 de março e passou a usar a ECMO para respirar e conseguir deixar os pulmões em repouso no dia 4 de abril. Assim, dois dias antes da morte, os médicos então reduziram os sedativos e ele interagiu com o marido e a equipe médica. Contudo, logo sofreu uma embolia gasosa e acabou não resistindo.

O corpo do ator foi cremado em uma cerimônia intima para amigos próximos e familiares. Além disso, a missa de sétimo dia foi realizada no Cristo Redentor. A homenagem foi transmitida pela televisão ao vivo. Ao final da Missa de Sétimo Dia do ator Paulo Gustavo, Dona Déa Lúcia, mãe do ator, cantou em homenagem ao filho. Além disso, falou a respeito da vida do filho e da forma como as pessoas a enxergam. Ela afirmou que não é uma pessoa forte como a maioria do público imagina, pelo contrário.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente