Rapper, Pedro Qualy do Haikaiss sofre convulsão durante transmissão ao vivo

Rapper Pedro Qualy do Haikaiss sofre convulsão durante transmissão ao vivo
Rapper Pedro Qualy do Haikaiss sofre convulsão durante transmissão ao vivo

Na noite desta quarta-feira, 26, o rapper do grupo Haikaiss, Pedro Qualy sofreu uma convulsão enquanto fazia uma transmissão ao vivo na plataforma Twitch. Pedro estava jogando e conversando com seus seguidores quando começou a passar mal.

O rapper teve uma convulsão em frente às câmeras e depois desmaiou. O artista estava retomando as funções vitais quando a esposa, Anna Brisa, e as filhas entraram no cômodo. A princípio Anna pensou que se tratava de uma trollagem mas algumas pessoas falaram através da transmissão que o cantor havia passado mal.

Um vídeo do momento em que Pedro sofre a convulsão está rolando nas redes sociais mas a família pede que não continuem divulgando.

Pedro com a esposa e as filhas
Pedro com a esposa e as filhas

Camila Baião, que se identificou como amiga e vizinha de Pedro fez uma postagem nas redes sociais dizendo que ajudou a levar o rapper para o hospital  “Ele está bem e consciente. Eu, como amiga e vizinha, trouxe ele para o hospital e posso afirmar que está tudo bem. Em breve ele aparecerá. Aos que oraram, obrigada! Tenham respeito a família que estava no momento que ele passou mal. Mais amor e menos compartilhamento ruim”

Spinard, integrante do Haikaiss, fez uma série de vídeos assim que chegou no hospital “Tranquilidade total, calma. Ele veio acordado, está sendo medicado. Não tem como ficar falando com todo mundo, não tem como passar essas informações agora. Quando a gente souber da melhora dele, ou do que foi que aconteceu a gente vai passar para vocês, mas fiquem tranquilos. Não adianta me ligar porque ainda não temos informações de nada”, afirmou.

Dj Sleep, também do Haikaiss, se manifestou “O Qualy está bem, se encontra no hospital ainda. Logo está estará em casa e ele vai explicar o que aconteceu, o ocorrido. Se você ver os vídeos não compartilhe.”

SPVIC, também parte do Haikaiss, publicou vídeos no carro em direção a São Paulo depois de saber do ocorrido. Ele também garantiu que Pedro está bem e mencionou possíveis causas para a crise: “Foi consequência uma série de fatores, desde estar jogando há muito tempo até alimentação, mas pra quem joga com a mesma frequência que ele já entendem isso”.

Veja Também: Fundador do grupo Sensação, Carica desmaia durante live

A esposa de Pedro fez uma postagem se declarando ao amado e pediu energias positivas “Eu te amo incondicionalmente, amo seu coração, sua bondade, amo sua evolução diária, amo o quanto temos ido bem juntos, tomamos um susto mas você é forte demais meu amor… vamos superar isso juntos também! Eu te amo muito, e sei que Deus está protegendo a nossa família o tempo todo. Peço a todos vocês, que nos acompanham que enviem energias positivas pro Pedro, pra mim e pras nossas filhas! Que denunciem todo e qualquer vídeo e que saibam que medidas serão tomadas pra quem estiver compartilhando.”

Por volta das 3 horas da madrugada de quinta-feira, 27, Anna atualizou o estado de saúde de Pedro “Eu tô vendo que vocês estão muito preocupados com o Pedro, mas ele está bem. Ele vai passar por uma cirurgia no braço pela manhã pois ele machucou na queda. Foi um susto, são os planos de Deus, Ele sabe de todas as coisas”

Pedro Qualy fala no stories pouco antes de passar mal
Pedro fala no stories pouco antes de passar mal

Compartilhamento do vídeo

O vídeo do momento da convulsão estava sendo compartilhando nas redes sociais. Assim que a família soube, pediu pra que as pessoas não continuassem publicando. Em respeito aos familiares, as pessoas começaram a remover os vídeos e no lugar aproveitaram para compartilhar noções básicas de primeiros socorros.

A crise convulsiva ou convulsão ocorre devido a um aumento excessivo e desordenado da atividade elétrica das células cerebrais, nesse caso os neurônios. Esta atividade elétrica alterada, é em muito dos casos, o causador  das alterações motoras de uma crise convulsiva, muitas vezes caracterizada por movimentos desordenados, repetitivos e rápidos de todo o corpo. Além disto, a convulsão também pode ocasionar perda temporária de consciência, aumento da salivação, ranger de dentes, perda do controle do processo urinário e defecação.

Seguem orientações da Associação Brasileira de Epilepsia:

O que fazer:

  • Mantenha-se calmo e acalme as pessoas ao seu redor;
  • Evite que a pessoa caia bruscamente ao chão;
  • Acomode o indivíduo em local sem objetos dos quais ela pode se debater e se machucar;
  • Utilize material macio para acomodar a cabeça do individuo, como por exemplo; um travesseiro, casaco dobrado ou outro material disponível que seja macio;
  • Posicione o indivíduo de lado de forma que o excesso de saliva ou vômito (pode ocorrer em alguns casos) escorram para fora da boca;
  • Afrouxe um pouco as roupas para que a pessoa respire melhor;
  • Permaneça ao lado da vítima até que ela recupere a consciência;
  • Ao término da convulsão a pessoa poderá se sentir cansada e confusa, explique o que ocorreu e ofereça auxílio para chamar um familiar.Observe a duração da crise convulsiva, caso seja superior a 5 minutos sem sinais de melhora, peça ajuda médica.

O que não deve ser feito durante a crise convulsiva: 

  •  Não impeça os movimentos da vítima, apenas se certifique de que nada ao seu redor irá machucá-la;
  • Nunca coloque a mão dentro da boca da vítima, as contrações musculares durante a crise convulsiva são muito fortes e inconscientemente a pessoa poderá mordê-lo;
  • Não jogue água no rosto da vítima.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente