Rei Charles III é diagnosticado com câncer

O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (05) que o Rei Charles III foi diagnosticado com câncer. Através de um comunicado, o palácio afirma que uma “questão distinta de preocupação foi observada” após a recente cirurgia na próstata, e que “uma forma de câncer” foi revelada, mas sem especificar qual e sem dar detalhes sobre o estágio da condição.

Segundo o comunicado, o monarca já deu início a um cronograma de tratamento contra a doença, e, por isso, adiou compromissos reais em eventos públicos. Continuará, no entanto, com “os negócios do Estado e documentação oficial”.

“O rei agradece à sua equipe médica pela rápida intervenção, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar. Ele permanece totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível”, afirma a nota. assim

Segundo o comunicado de Buckingham, Charles III decidiu compartilhar o diagnóstico “para evitar especulações” e para ajudar na “compreensão pública” das pessoas diagnosticadas com câncer em todo o mundo.

Rei Charles III é diagnosticado com câncer
Rei Charles III é diagnosticado com câncer

Ruptura da monarquia

A transparência sobre a condição médica representa uma clara ruptura da monarquia britânica com o passado. A causa anunciada da morte da rainha Elizabeth II em setembro de 2022, aos 96 anos, foi a velhice — embora um biógrafo real tenha alegado que ela tinha câncer na medula óssea, uma informação que nunca foi confirmada oficialmente.

Já o pai de Elizabeth II e avô de Charles III, o rei George VI, um fumante inveterado, teve um pulmão removido em setembro de 1951, sem que o fato fosse tornado público. Ele nunca se recuperou, morrendo em fevereiro de 1952. Depois, descobriu-se que ele tinha câncer de pulmão.

Rei Charles III é diagnosticado com câncer

Nove meses de coroação

Charles III, que sucedeu a mãe, Elizabeth II, há 17 meses e foi coroado em 6 de maio, havia anunciado em 17 de janeiro que se submeteria a uma intervenção cirúrgica devido a uma hipertrofia da próstata. Dias depois, o monarca, de 75 anos, deu entrada em um hospital de luxo de Londres, no Reino Unido, para fazer uma cirurgia por um quadro benigno de próstata aumentada — comum entre homens a partir dos 60 anos.

Apesar disso, uma fonte próxima à Buckingham, citada pela agência Reuters, afirmou que não se trata de câncer de próstata, como se especulava quando a notícia foi divulgada.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o monarca teria informado os seus filhos, príncipe William e príncipe Harry, sobre o diagnóstico, bem como seus três irmãos, Anne, a princesa real; Edward, duque de Edimburgo; e Andrew, duque de York.

Rei Charles III é diagnosticado com câncer

Visita de Harry

Harry, duque de Sussex, viajará para o Reino Unido para vê-lo em breve, informou uma fonte próxima ao príncipe à agência de notícias britânica PA Media. Harry, que tem uma relação turbulenta com o restante da família real britânica, mora na Califórnia com sua família, a duquesa de Sussex Meghan Markle e seus dois filhos, Archie e Lilibet, desde que abdicou de suas funções reais em 2020.

Rei Charles III é diagnosticado com câncer

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente