Saudades de Aruanas? A gente te ajuda a superar com esses filmes

Saudades de Aruanas?
Primeira temporada de Aruanas terminou nesta terça-feira (30), na Globo. Foto: Divulgação

Acabou de acabar, mas você já está com saudades de Aruanas? Pois é, a gente também. O último episódio da série original Globoplay foi ao ar nesta terça-feira (30), na Globo. Ao longo de todo o capítulo, o título ficou entre os cinco mais comentados do Twitter no Brasil. Audiência a produção teve, pelo menos na Internet.

Mas, a história protagonizada por Thainá Duarte, Leandra Leal, Débora Falabella e Taís Araújo só volta em 2021. Enquanto isso, como lidar com essa barra que é gostar da temporada que já acabou? O Famosando lista seis produções que podem ajudar a pensar um pouco sobre a questão ambiental enquanto nosso quarteto de Aruanas não volta.

Aliás, vale lembrar que a segunda temporada estreia em 2021 e vem com um desfalque em boa parte dos capítulos. Taís Araújo, escalada em Amor de Mãe, não participa da maioria dos capítulos. Ainda assim, a expectativa é que ela volte no final da temporada para salvar o trio de amigas. Até porque, Luiza (Leandra Leal) liga para Verônica (personagem de Taís) na última cena da primeira temporada. Vem mais ação por aí.

Xingu

Esta história dos irmãos Villas-Bôas conta como eles se tornaram heróis nacionais para as populações indígenas. Orlando, Cláudio e Leonardo partem para uma expedição pelo Brasil Central que vai findar na criação do Parque Nacional do Xingu.

O trio se torna chefe da missão e se vê no meio da luta pelos direitos das populações nativas do Brasil. Na época, o parque era a maior reserva indígena do mundo. Dessa forma, eles conseguiram salvar populações indígenas inteiras de pecuaristas latifundiários.

Trashed – Para onde vai nosso lixo

Uma expedição por cenários paradisíacos ao redor do mundo. Só tem um problema: eles estão cobertos de lixo. É assim que Jeremy Irons apresenta este detalhe da existência humana: nós produzimos (muito) lixo. Tudo começa numa praia em Sidon, no Líbano. Lá, ele mostra as montanhas de escombros que vão de animais mortos a lixo hospitalar, um caos. Então, segue para sua expedição, que poderia ser férias em praias maravilhosas, não fossem os dejetos.

Seremos história?

Nós poderíamos dizer que Leonardo DiCaprio é a estrela deste documentário, se o próprio Papa Francisco não estivesse nele. O galã de Hollywood faz uma expedição neste documentário tentando mostrar a linha de frente do combate às mudanças climáticas no planeta. Vale comer com um balde de pipoca.

Okja

O longa original da Netflix conta a história de Mikha, uma jovem que arrisca tudo para proteger sua melhor amiga, uma porca gigante, de corporações que estão atrás dela. Afinal, o bichinho de estimação é geneticamente modificado e pode render bons lucros. É o velho embate dos grandes empresários contra os defensores dos seres vivos. Qualquer semelhança é mera coincidência (ou não).

Fronteira Verde

Inicialmente, neste filme, assassinatos de índios na Amazônia colombiana intrigam esta detetive de Bogotá. A produção passeia por um misto de ação e aventura e, em determinados momentos, ainda ganha toques sobrenaturais. Além disso, causa uma sensação de familiaridade, por estarmos tão acostumados com as florestas da Amazônia. Portanto, parece que foi feito no quintal de casa.

O Sal da Terra

Sebastião Salgado é um dos fotógrafos mais respeitados do Brasil (se não for o mais respeitado). Finalmente, neste documentário, a trajetória do artista é descrita, enquanto narrada junto de suas lutas por causas sociais e pela causa ambiental. Contudo, não só sobre meio-ambiente fala a produção. Também é uma aula de fotografia e dos bastidores da produção artística dos fotógrafos.

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente