Jorge Fernando foi um ícone da Comédia de Costumes na TV
28 Oct 2019
Diretor da Globo faleceu neste domingo (27)
Foto:AgNews

Os estudios Globo amanheceram de luto nesta segunda-feira (28). A morte do diretor Jorge Fernando chocou muita gente. Ele faleceu na noite anterior, vítima de um aneurisma.
Um dos mestres da teledramaturgia, o diretor foi responsável por uma série de sucessos das faixas das seis e das sete da globo. Ele foi responsável por obras como Guerra dos Sexos, Cambalhacho, Chocolate com Pimenta, Eta Mundo Bom, TiTiTi, Caras e Bocas e, por último, Verão 90.
Jorge Fernando tinha um jeito diferente de trabalhar. Buscava suas inspirações no teatro e trouxe artistas de lá para a TV. Inclusive, de lá veio a referência do Teatro de Costumes. A clássica comédia que ironiza e brinca com os tipos sociais.
Um caso clássico é a parceria entre ele e Claudia Raia. Os dois trabalharam juntos em Vamp, Tititi, Verão 90, As Filhas da Mãe, Cambalacho, Rainha da Sucata, Sete Pecados e Alto Astral. Tudo isso apenas na televisão.

Claudia Raia dá selinho em Jorge Fernando durante estreia de filme em 2011. Foto: AgNews
A possibilidade de transbordar a exuberância de Claudia Raia nos palcos também na TV traduziu traduz um pouco do estilo do diretor... sempre irreverente e intenso.
Jorge Fernando trabalhava com um perfeccionismo peculiar, que permitia ao artista expressar sua identidade artística sem sair dos personagens que representavam, sempre com bom humor e uma crítica sarcástica aos costumes. A TV brasileira perdeu um ícone.