Corpo de Zilda Cardoso, a Dona Catifunda, é velado em São Paulo

21 Dec 2019

A atriz faleceu nesta sexta-feira em seu apartamento

 

O corpo da atriz Zilda Cardoso, que ficou conhecida por interpretar a Dona Catifunda da Escolinha do Professor Raimundo, foi velado neste sábado, 21, no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo. O velório seguiu até as 13h e em seguida, o corpo foi encaminhado para uma cerimônia de cremação no mesmo local.

 

De acordo com a polícia, a cuidadora chegou na casa de Zilda, que morava sozinha, à tarde. Ela estava na cama e não respondeu aos chamados. Uma viatura da Polícia Militar foi chamada e em seguida foi chamado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte às 16h12.

 

Zilda tinha 83 anos, e teve morte natural. Ela não enfrentava problemas de saúde. Segundo familiares Zilda fumava três maços de cigarro por dia. 

Velório de Zilda - Foto Francisco Cepeda/ Agnews

 

Em entrevista a Ingrid Guimarães no Viver do Riso (GNT), a atriz de 83 anos contou que tinha pânico de interpretar a personagem, por ter ficado presa a ela pela maior trajetória de sua carreira.

 

Dani Calabresa é responsável por interpretar a personagem da Catifunda no remake da Escolinha do Professor Raimundo. Através de suas redes sociais, Dani lamentou a morte de Zilda "Maravilhosa, talentosa. Estou muito triste de verdade, porque eu cresci vendo a 'Escola do professor Raimundo'. Ela era a minha personagem feminina favorita. Eu sinto que tenha uma ligação especial com ela. porque eu também sou paulistana, também adoro fazer sotaque".

 

"Eu fico muito honrada, muito feliz, de poder fazer a personagem que eu amava assistir. Poder fazer ela na TV, ter essa personagem emprestada. Queria ter conhecido ela, queria ter abraçado ela, queria ter agradecido ela pela confiança, porque eu faço realmente com muito amor e muito" finalizou a humorista.

Velório de Zilda - Foto Francisco Cepeda/ Agnews

 

Dona Catifunda estava sempre com seu inseparável charuto, a mendiga debochada da Mooca que adorava enganar os vizinhos pra fazer um troco e conquistar os garotões do bairro arrancando muitas risadas dos telespectadores. Também é conhecida por interpretar a enfermeira Elza na novela Meu Bem, Meu Mal na Rede Globo.

 

Zilda estreou sua carreira artística na TV Paulista de São Paulo, substituindo a atriz Eloísa Mafalda, num programa humorístico. Era o ano de 1962.

 

Estreou no programa O Riso é o Limite, da TV Rio e TV Record, logo chamando atenção por sua veia cômica. Ganhou no mesmo ano um programa na TV Paulista, "Zilda 23 Polegadas". A partir daí torna-se humorista. Sua personagem mais famosa foi Catifunda, que ela interpretou em vários programas.

 

Manuel de Nóbrega, o grande criador de programas humorísticos, gostou de Zilda e ela começou, em 1964, a participar do "A Praça da Alegria". 

 

Além disso, Zilda participou de vários filmes. Fez em 1963 O Lamparina, em 1964 "Meu Japão Brasileiro, em 1969 Golias Contra o Homem das Bolinhas e em 1970 Se Meu Dólar Falasse. Zilda Cardoso participou também de várias novelas, em diversas emissoras.

 

Zilda atuou em Quatro Homens Juntos, na Rede Record, além de: "Mãos Ao Ar" e Meu Adorável Mendigo, na mesma emissora. Depois fez na TV Globo uma série de participações em programas humorísticos e até em novelas.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Please reload

Siga "famosando"
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Black
Please reload

O site Famosando é um parceiro do IG Gente 
contato@famosando.com.br