Estreia hoje! The Good Doctor volta à Globo. Veja o resumo da 1ª temporada

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
The Good Doctor volta à Globo
Shaun Murphy é um médico com autismo. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (25), The Good Doctor volta à Globo. A emissora estreia a segunda temporada do seriado. A série substitui o Lady Night, de Tatá Werneck. De modo amplo, enredo conta a vida de Shaun Murphy, um médico residente autista. Na história, apesar das dificuldades de se relacionar, ele é um profissional brilhante.

Sendo assim, o grande ‘vilão’ da trama é essa capacidade do protagonista em se relacionar com as pessoas. Se você não assistiu nem pretende assistir à primeira temporada (disponível no Globoplay), nós te damos um resumo de tudo o que já aconteceu. Assim, não fica perdido com a história que vai passar na Globo.

Então, a partir daqui, você encontra spoilers da primeira temporada

A história começa com a chegada de Shaun à San Jose, na Califórnia, onde vai começar sua residência médica. Logo nas primeiras imagens, nós temos um pouco de noção de como é o mundo para nosso protagonista. A velocidade dos movimentos, o barulho, as formas como ele vê o mundo e sua percepção são apresentadas. Então, de cara, entendemos os comportamentos e motivos para as reações do médico.

Por outro lado, a tensão com que os personagens reagem a ele é um cardápio a parte. Afinal, todos precisam se adaptar com a forma de se comunicar e colher informações do novo residente. Dessa forma, logo no primeiro capítulo, o telespectador fica sabendo dos talentos excepcionais do médico. Além disso, das resistências que ele enfrentará no local de trabalho e da proteção que recebe do Dr. Aaron Glassman, presidente do hospital. É ele quem tenta convencer o concelho a autorizar a contratação de Shaun.

Impulsivo 
Shaun e Lea têm um relacionamento
Shaun engata um namoro no meio da temporada. Foto: Reprodução

Logo no início da série, percebemos que Shaun é um tanto impulsivo com seus instintos. Por exemplo, ele diagnostica uma garota com um tumor maligno. Mesmo depois que ela recebe alta do hospital, ele corre atrás dos pais e vai até a casa dela. Nesta ocasião, consegue salvar a vida da menina.

No entanto, sua falta de reação também causa problemas. Após não conseguir se comportar como ordenado durante um assalto, uma menina é baleada dentro de um mercado, porque ele estava lá comprando maçãs. Então, o médico culpa a futura namorada, Lea. Afinal, foi ela quem pegou a maçã que estava em sua mesa. Dessa forma, se ela não tivesse comido a fruta sem permissão, não teria ocorrido nenhum assalto.

Por sinal, ele e a vizinha engatam um relacionamento que faz o médico pedir licença de duas semanas para viajar com a namorada. Ele só se esquece de anunciar isso antes de deixar o trabalho. Obviamente, a atitude causa problemas para o médico. 

Infelizmente, Lea vai embora e um novo vizinho aparece no prédio em que Shaun vive. Kenny é um tanto folgado e acaba invadindo a privacidade do médico. Infelizmente, ele não consegue identificar a diferença entre a amizade e o usurpador. É outro médico da instituição que acaba descobrindo o fato, já no final da temporada.

Infância

O agora médico teve uma infância traumática. Ele e o irmão, Steve, fugiram de casa quando ainda pequenos. Afinal, o pai era agressivo com os filhos e a mãe totalmente descuidada com ambos. Portanto, eles viviam num barracão, por isso, Steve assumiu os cuidados de Shaun. Pouco tempo depois, o irmão mais velho morreu, enquanto brincava num prédio abandonado.

Então, é nesse momento que o Dr. Glassman encontra nosso protagonista. Criado com um médico, Shaun decide se tornar um cirurgião para que tragédias como a que aconteceu com seu irmão não se repitam.

Além disso…
The Good Doctor volta à Globo para segunda temporada
Neil e Claire são coadjuvantes em The Good Doctor. Foto: Reprodução

Enquanto trata da rotina e da vida de Shaun, a série também cria várias narrativas paralelas. Claire é uma das médicas colegas de Shaun no hospital. Normalmente é ela quem o acompanha quando o trabalho é em dupla.

Por outro lado, Dr. Jared e Dr. Morgan também são residentes no hospital. Contudo, são mais resistentes à companhia do médico autista quando precisam trabalhar com ele. Competitiva, a colega não pensa duas vezes em passar a perna nos colegas: rouba exames, suborna funcionários etc.

Rola um clima entre Jared e Claire ao longo de toda a temporada. Nos episódios finais, ele se declara

Além disso, os conselheiros do hospital também têm seus conflitos. Dr.Melendez, por exemplo, descobre que a esposa não quer ter filhos, o que vira um caos para a vida do casal.

No último episódio de The Good Doctor, Aaron Glassman, o mentor de Shaun, é diagnosticado com um tipo inoperável de tumor cerebral. O Presidente do hospital até aceita a morte, ainda que sofra com isso. A pedido do pupilo, acaba fazendo mais exames, os quais demonstram uma situação pior que a imaginada inicialmente.

Em seguida, uma esperança surge no fim do túnel. É deste momento que se inicia a segunda temporada da série. Afinal, é preciso responder à pergunta: ‘Como Shaun vai lidar com a morte de seu quase pai adotivo e melhor amigo?’.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Veja também

O site Famosando é um parceiro do IG Gente